Proletários de todos os países: UNI-VOS! PCP - Reflexão e Prática

Textos de: "Ângelo Alves"

Nº 340 - Jan/Fev 2016

A (des)União Europeia

A realidade tem vindo a confirmar o acerto e a justeza das análises do PCP relativamente à natureza e evolução da União Europeia (UE), confirmando-a como um processo de integração capitalista que tem como pilares fundamentais o neoliberalismo, o federalismo e o militarismo.

Nº 336 - Mai/Jun 2015

A União Europeia ou a vida! A crise da UE e a «experiência» grega

Nas eleições de 25 de Janeiro de 2015 o povo grego, massacrado por anos de empobrecimento, ferido nos seus direitos sociais, laborais e de soberania, expressou a inequívoca rejeição da política de austeridade e de submissão à UE a aos ditames da troika. A mensagem com destinatários internos e externos foi muito clara: Basta, chegou o tempo de mudar!

Nº 328 - Jan/Fev 2014

União Europeia – eleições em tempo de crise

Realizam-se no dia 25 de Maio de 2014 as eleições para o Parlamento Europeu. Para o PCP as eleições para o PE sempre foram uma importante jornada de luta em defesa dos interesses dos trabalhadores e do povo, da independência e soberania nacionais e também um contributo para a luta contra o processo de integração capitalista e por uma outra Europa dos trabalhadores e dos povos. Assim será mais uma vez.

Nº 323 - Mar/Abr 2013

A crise do capitalismo e a integração capitalista europeia

Saudamos todos os delegados e convidados ao nosso XIX Congresso e de forma especial as delegações estrangeiras a quem expressamos a solidariedade dos comunistas portugueses para com as suas lutas – aquelas que sentimos como as nossas lutas.

O quadro internacional é marcado por uma profunda crise. Uma crise que não é uma qualquer inevitabilidade nem resultante de um qualquer erro de gestão ou regulação do sistema.

Nº 322 - Jan/Fev 2013

14º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários

Realizou-se de 23 a 25 de Novembro em Beirute (Líbano), o 14.º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários. Realizado sob o lema «Fortalecer a lutas contra a escalada agressiva imperialista, pela satisfação dos direitos e aspirações sócio-económicas e democráticas dos povos, pelo socialismo» o 14.º Encontro Internacional contou com a participação de 60 delegações de partidos comunistas e operários oriundos de 44 países de todos os continentes. O Partido Comunista Português fez-se representar por Ângelo Alves, membro da Comissão Política do CC e por Inês Zuber, deputada ao Parlamento Europeu, e no decorrer dos trabalhos foi proferida a intervenção que agora o "O Militante" publica.

Nº 321 - Nov/Dez 2012

«Uma terra sem amos» - A crise do capitalismo, a luta e a alternativa

A situação económica, social e política em Portugal coloca aos comunistas portugueses grandes desafios e responsabilidades. As questões da resistência à ofensiva do capital contra os trabalhadores e o povo; da ruptura com a política de direita por via de uma política alternativa, patriótica e de esquerda; da afirmação do socialismo como a necessária, única e urgente alternativa de fundo ao capitalismo – de que a Democracia Avançada é a actual etapa – estão na ordem do dia.

Nº 298 - Jan/Fev 2009

A ofensiva imperialista e a luta contra a exploração dos povos

A tese de que grandes perigos para os trabalhadores e os povos, e mesmo para a própria Humanidade, coexiste com reais potencialidades de avanço da luta progressista e mesmo revolucionária – tese adoptada no XVII Congresso e reafirmada no projecto de Resolução Política – é-nos todos os dias confirmada pela vida e pela luta e, de forma muito particular, pelo actual momento de explosão da crise estrutural e sistémica do sistema capitalista.